top of page

Economia em Pauta

Jornalismo econômico sob um novo olhar

 O DÓLAR  E AS ELEIÇÕES NO BRASIL:

Em épocas de eleições presidenciais no Brasil, o dólar, moeda mais usada em transações internacionais, sofre com oscilações. Nesta reportagem analisaremos os efeitos causados interna e externamente na população.
​

​

INTRODUÇÃO

Como funciona o câmbio no brasil?

Desde 1999, o Brasil atua no mercado especulativo com o câmbio flutuante, ou seja, o valor varia de acordo com os investimentos feitos nas bolsas de valores ao redor do Mundo.

Entre 1995 e 1999, o Banco Central interferia diretamente na cotação das moedas estrangeiras, mas, em janeiro de 99, informou que as taxas cambiais seriam decididas pelo mercado interbancário.

Mesmo não atuando diretamente, o BC ainda interfere nos câmbios, mas só em momentos em que sejam necessárias ações para impedir movimentos desordenados nas taxas monetárias. 

COMO FUNCIONA NO BRASIL

POR QUE O MERCADO FINANCEIRO FICA INSTÁVEL?

A cotação da moeda estadunidense oscila de acordo com o mercado especulativo, ou seja, o valor do câmbio é modificado diariamente. Por essa condição, em momentos de crise política ou econômica no Brasil, o real tem seu valor diminuído em relação ao dólar.

​

 Essa condição aparece em anos de eleições presidenciais, pois os investidores tendem a aplicar seu capital em mercados mais seguros, o Brasil não é estável para o mercado internacional, ainda mais quando a disputa para presidente está bastante disputado.

​

 Alisson Martins, professor de economia, explicou como funciona o mercado de valores e como  o decorrer das campanhas eleitorais afetam a cotação da moeda estadunidense.

Alisson MartinsMercado de valores
00:00
INSTABILIDADE DO MERCADO

Eleições e oscilações

Preço do Dólar.jpg

A instabilidade do dólar em anos de eleições presidenciais no Brasil foi vista em 2018. Com o segundo turno disputado entre Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT, o valor da moeda americana subiu com a indefinição de quem iria assumir a Presidência da República.

​

Segundo o professor de economia Alisson Martins, a vitória de Bolsonaro traz uma confiança maior aos investidores, já que o presidente eleito defende uma política voltada para o liberalismo econômico e para a privatização de empresas estatais.

 

Mesmo com a queda do câmbio norteamericano e com a valorização da Bovespa, Bolsa de Valores de São Paulo, no dia da eleição do candidato do PSL, o dólar alcançou R$ 3,70, o maior valor em eleições presidenciais desde 2002, quando o eleito foi Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Os valores em épocas eleitorais podem ser vistos no infográfico ao lado.

​

ELEIÇÕES E OSCILAÇÕES

COMO A OSCILAÇÃO DO DÓLAR AFETA O COTIDIANO DO BRASILEIRO?

A variação do dólar interfere diretamente na vida de quem gosta de viajar. Toda estratégia é válida para se economizar na hora de comprar a moeda estrangeira e diminuir o impacto da mudança de cotação.

 

Alexandre Mandarino, que faz viagens internacionais anualmente, conta como é o método dele para comprar dólares de maneira efetiva e precavida. A tática ajuda a diminuir o impacto no bolso caso haja um aumento repentino no valor da moeda.

COMPRA_DE_DÓLAR.jpg
DÓLAR E O BRASILEIRO

O QUE ESPERAR DO MERCADO PARA 2019?

Com a eleição de 2018 definida, fica a dúvida sobre qual será a tendência econômica adotada pelo governo de Jair Bolsonaro e como o real vai se comportar em relação ao dólar em 2019.

 

Professores de economia, Ricardo Eliotério e Alisson Martins fizeram a suas projeções sobre o mercado especulativo. Mesmo que seja impossível de dar garantias absolutas, os estudiosos analisaram como podemos nos preparar para o cenário econômico que está por vir, especialmente no que refere-se ao comércio exterior.

Professor Alisson:

Alisson MartinsMercado em 2019
00:00

Professor Ricardo:

Ricardo EliotérioMercado em 2019
00:00
Precisa de mais informações?
​

Estamos disponíveis para ajudá-los ou auxiliá-los com quaisquer questões relacionadas à economia.

MERCADO EM 2019
ELEIÇÕES E DÓLAR.jpg
CONTATO
bottom of page